Uma equipe da secretaria de Estado da Justiça visitou ontem supermercados de Curitiba e detectou que outro produto da Elma Chips, o salgadinho “Festa Snacks”, também estampava uma bebida alcoólica em sua embalagem, no caso, uma lata de cerveja da marca Skol.
O Procon iniciou um processo administrativo contra a Pepsico do Brasil, que já foi notificada de uma multa cautelar no valor R$ 2,1 milhões. O coordenador do Procon do Paraná, Algaci Tulio, diz que já fez contato com o representante da Elma Chips pedindo para que a empresa faça a retirada das embalagens do salgadinho “Festa Snacks”, sob pena de entrada de um novo processo administrativo.
Hoje o Ministério Público do Paraná deve realizar uma reunião com representantes da Pepsico do Brasil e da Ambev, detentora das marcas Brahma e Skol. O MP pretende firmar um termo de compromisso com as empresas para que elas ajustem a conduta e retirem imediatamente do mercado os produtos da marca “Agito”.
Na manhã de ontem, no endereço eletrônico da Elma Chips, as embalagens de salgadinhos “Pingo D?Ouro Agito” foram alteradas. O secretário da Justiça e Cidadania, Aldo Parzianello, atribuiu a iniciativa da empresa à interferência do Paraná em defesa do público infanto-juvenil.
No início do mês, a Secretaria da Justiça e da Cidadania questionou publicamente a multinacional para que desvinculasse a imagem de bebida alcoólica ao consumo de salgadinhos, um produto muito consumido pelo público infanto-juvenil.
O caso foi enviado pela Secretaria ao Ministério Público e ao Procon-PR, que aplicou uma multa na Elma Chips, no último dia 14, no valor de R$ 2.128.200,00, além de enquadrar a empresa por indícios de infração ao Código de Defesa do Consumidor.