A Prefeitura de Curitiba reforçou as equipes de manutenção urbana da cidade. A partir da próxima semana, 28 equipes de manutenção de ruas estarão trabalhando na recuperação de asfalto. A intenção é fazer 20 quilômetros por dia de manutenção, atendendo as nove Regionais. “O trabalho de manutenção de ruas foi redobrado, para garantir o conforto dos moradores e aumentar a vida útil do asfalto”, afirma o secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni.
Até março, a Prefeitura contava com 13 equipes de manutenção. Com a nova licitação do serviço, foram contratadas outras 15. Estas empresas irão priorizar as regiões onde o asfalto foi danificado durante o verão, por buracos formados pelas chuvas.
Segundo o secretário Mário Tookuni, a recuperação de ruas tem crescido nos últimos anos. Em 2005, a Secretaria Municipal de Obras Públicas fazia uma média de 8,5 quilômetros por dia. Em 2007, o número subiu para 14,6 quilômetros. Em 2008, foram 16 quilômetros diários. Para 2009, a meta é recuperar 20 quilômetros por dia.
Para obter esse resultado, a Prefeitura investiu na modernização do maquinário e na construção da Usina de Asfalto do Abranches. Nos últimos quatro anos, entraram em operação quatro caminhões “3 em 1”, que reúnem em um só veículo rolo compressor, tanque de massa e espargidor de asfalto.
Com uma equipe formada por um motorista e três operários, o veículo pode substituir o caminhão de massa, o rolo compressor e o caminhão espargidor, reduzindo o tempo de trabalho. Por ser compacto, o equipamento é ideal para ruas com alto tráfego, como as centrais, as vias rápidas e as canaletas do ônibus expresso, porque diminui o impacto no trânsito.
Outro investimento na manutenção da cidade foi o início da operação da Usina de Asfalto do Abranches, que aumentou a produção de asfalto de 60 para 200 toneladas por hora. “A meta é manter esta curva de crescimento na recuperação de ruas. Com isto, evitar a formação de buracos e manter ruas transitáveis para os carros e ônibus da cidade”, afirma o secretário Mário Tookuni.