Mais nove pedidos de indenização a ex-presos políticos são analisados

A Comissão Especial de Indenização a ex-Presos Políticos, do governo do Paraná, analisou mais nove pedidos de reparação financeira em reunião realizada nesta terça-feira (29), na sede da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), em Curitiba. Os seus membros votaram favoravelmente à indenização em três casos, sendo que os valores a serem pagos aos solicitantes foram fixados em R$ 20 mil, em dois deles, e R$ 30 mil.

Na mesma sessão, outros dois processos foram indeferidos e em quatro situações foram requeridas mais informações e documentos complementares, para que os pedidos possam ser apreciados. Desde abril, quando os trabalhos de análise iniciaram, 16 solicitações foram aprovadas, 17 indeferidas e a Comissão pediu mais dados a 17 interessados.

De acordo com o titular da Secretaria Especial e presidente da Comissão, Luiz Carlos Delazari, alguns critérios são observados para que a indenização seja concedida, como tempo de prisão e seqüelas físicas e psicológicas, decorrentes de abusos cometidos no período em que a pessoa esteve presa, durante a ditadura militar, por exemplo. Até o fim do ano, 86 casos deverão ser avaliados.

Participaram da reunião desta semana, além de Delazari, o procurador-geral do Estado, Carlos Frederico Marés de Souza Filho; o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin; José Ferreira Lopes, que representa os ex-presos políticos, e Maria das Graças Espíndola Correa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo