A Prefeitura da capital entregou, ontem, títulos de propriedade para 532 famílias que moram no Jardim Natal um área de ocupação irregular localizada no Pinheirinho. A entrega, feita pelo presidente da Cohab, Armando Deboni, faz parte das ações do programa Nossa Vila, de regularização e urbanização de áreas em bolsões de sub-habitação. Nos últimos seis meses foram entregues 988 títulos para famílias que estavam em áreas irregulares. A previsão da Cohab é alcançar, até o final do ano que vem, a titulação de 10 mil famílias.
As famílias que receberam os títulos no Jardim Natal estão na área há mais de 10 anos. Os primeiros moradores chegaram em 1991. O terreno onde se formou a ocupação era uma propriedade particular e as famílias ficaram ameaçadas de despejo porque os proprietários recorreram à Justiça. Em 1992, o terreno foi desapropriado pelo município e a Cohab deu início à regularização.
Hoje, a área está urbanizada e conta com equipamentos como escola, unidade de saúde, creche e área de lazer. Mas, no começo, como lembra a moradora Corina de Oliveira, as coisas eram difíceis. A ocupação da área ocorreu numa noite de Natal daí o nome da Vila e, por mais de um ano, as famílias viveram embaixo de uma lona.