No primeiro semestre de 2002 foram registradas 460 denúncias de clientes queixando-se da demora no atendimento bancário em Curitiba. No mesmo período de 2001 apenas duas queixas foram protocoladas. Segundo o coordenador-regional do Procon, Naim Akel Filho, o aumento é resultado de um maior conhecimento da população sobre seus direitos.
No fim do ano passado, a Prefeitura da cidade baixou decreto normatizando o tempo máximo de atendimento nas agências bancárias. Desde então, os clientes têm de ser atendidos em no máximo 20 minutos em dias normais e em 30 minutos em vésperas ou após feriados prolongados. Na época, Prefeitura e Procon discutiam a assinatura de um convênio para que a procuradoria fiscalizasse os bancos. Passados seis meses, nada foi acordado, mas o Procon permanece fazendo a vistoria em cumprimento à lei estadual 13.400, que também regulamenta o tempo gasto nas agências. Mesmo assim, segundo Naim, o anúncio da lei municipal e a divulgação da mídia fizeram a população “descobrir” seus direitos de consumidor junto aos bancos. “Antes as pessoas não sabiam que podiam reclamar do atendimento e, quando queriam reclamar, não sabiam como fazê-lo”.
Faltam funcionários
Se serviu para aumentar o conhecimento da população, na prática, a lei pouco modificou a rotina de fila dos bancos. Segundo a presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana, Marisa Stédile, a política de não-contratação dos bancos é responsável pela lentidão nos atendimentos.
“As agências estão com os quadros reduzidos. Os funcionários estão sobrecarregados, fazem o serviço que deveria ser feito por duas ou três pessoas. Com isso os clientes acabam sendo prejudicados também”, diz.
Segundo Naim, a situação só vai mudar com o apoio da população. “Os bancos já estão se sentindo pressionados. Se todo mundo denunciar, eles serão obrigados a respeitar a lei”, sugere.
O consumidor que se sentir desrespeitado nas agências pode fazer sua denúncia para o Procon pelos telefones (41) 362-1512 e 0800-41-1512.