O clima quente e seco registrado nos últimos dias vem preocupando a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros com relação à incidência de incêndios. Segundo a Defesa Civil do Paraná, de 1.º de janeiro até ontem foram contabilizadas 1.096 queimadas em todo o Estado.

continua após a publicidade

O número supera com folga o registrado no mesmo período do ano passado, quando o Corpo de Bombeiros atendeu 881 ocorrências do mesmo tipo. Segundo o chefe da Seção Operacional da Defesa Civil, tenente Eduardo Gomes Pinheiro, a maior incidência de queimadas foi registrada nas regiões norte, noroeste e oeste.

Isso porque, de acordo com Pinheiro, “as temperaturas mais elevadas dessas regiões fazem com que a vegetação se torne mais vulnerável à propagação das chamas”. Pinheiro ressalta que a preocupação deve aumentar com a proximidade do outono, quando, além das altas temperaturas, o clima também fica muito seco.

Segundo Pinheiro, quase 100% dos casos de incêndio acontecem por ação humana, entre elas a promoção de queimadas para fazer a limpeza de terrenos. “Ainda há muitas pessoas que se incomodam com a alta vegetação à beiraa das rodovias e, ao invés de acionar os órgãos que possam fazer com que a poda se efetive, preferem atear fogo”, diz.

continua após a publicidade

Outro vilão das florestas, segundo Pinheiro, são os balões que ainda são vistos pelos céus do Paraná. “É importante que as pessoas saibam que o que está em jogo é a vida e o impacto social e econômico que um incêndio pode causar”, diz.

Clima

continua após a publicidade

As estações meteorológicas do Instituto Tecnológico Simepar registraram ontem índices baixos de Umidade Relativa (UR) do ar em quase todo o Estado. Em Londrina, a umidade chegou a 23%.

Para o Simepar, qualquer índice abaixo de 30% é considerado baixo, o que também foi registrado em Santa Helena (29%), Cambará (28%) e Apucarana (29,6%).

A pouca umidade se deve a uma massa de ar quente e seco que atravessa o Paraná. Segundo o Simepar, o clima deve continuar seco durante todo o dia de hoje, apresentando um leve aumento da umidade amanhã. Já as temperaturas continuam altas em todo o Estado.

A máxima de hoje deve ser registrada na região norte. Em Londrina, a máxima chega a 3 ºC, enquanto que em Foz do Iguaçu, os termômetros devem marcar 34 ºC. Na capital, a temperatura varia de 16 ºC a 32 ºC.