O resultado parcial do Censo 2010 no Paraná, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já registrou pelo menos 10.261.748 paranaenses desde o início do recenseamento, no primeiro dia de agosto.
Agora, a preocupação do instituto é a finalização do processo, pois o prazo para que as pessoas respondam às questões do Censo 2010 termina nesse domingo. Em âmbito nacional, com 96,8% da população recenseada, o número de brasileiros supera 183,3 milhões.
Segundo Sinval Dias dos Santos, chefe do IBGE no Paraná, o trabalho de coleta de dados no Estado está praticamente concluído, com 96,03%. “Agora estamos fazendo a supervisão em campo para garantir a qualidade dos dados coletados. Estamos verificando também se os recenseadores passaram em todos os domicílios”, explica. Segundo o IBGE, 3.241.876 domicílios ocupados foram recenseados até ontem.
As pessoas que porventura ainda não receberam a visita dos recenseadores deverão entrar em contato com o IBGE, mas apenas depois de certificados. “A primeira providência é conversar com outros vizinhos e moradores da região para checar se eles também não receberam o recenseador. Caso isso seja confirmado, basta entrar em contato com o IBGE da região”, explica.
Não existe um telefone específico para esse atendimento, mas, segundo Santos, basta ligar para qualquer telefone no IBGE (disponível na internet ou na lista telefônica), e informar a falha.
“A partir disso, nas 48 horas seguintes, o IBGE faz uma checagem para confirmar se domicílio já passou pelo recenseamento ou não. Caso negativo, uma equipe vai ao local com hora marcada”, explica. Isso é importante para evitar deslocamento desnecessário de recenseadores na fase final do processo.
Após esse período de entrevistas, o IBGE vai permanecer mais alguns dias tentando contato e retorno dos domicílios considerados fechados nessa primeira fase. “A partir disso, divulgaremos, no dia 29 de novembro, os dados finais do Censo 2010”, diz.