Policiais civis de São Miguel do Iguaçu, Oeste do Estado, apreenderam 740 quilos de maconha vindos do Paraguai. Por volta das 10h desta quarta-feira (23), encontraram a droga escondida sob a vegetação. ?O material foi encontrado às margens do Lago de Itaipu, mais precisamente nas proximidades da comunidade de São José do Ocoí, interior do município?, revelou o delegado-titular da delegacia de São Miguel, Danilo Cesto.
De acordo com o delegado, há dias a polícia investigava a região, utilizada pelos narcotraficantes. ?Existiam várias denúncias que ali existia constante movimento de veículos principalmente à noite. O transporte dessas drogas é feito através de barcos pelo lago e, logo que chegam à margem, são repassadas para veículos, muitas vezes caminhões que transportam rações. A fiscalização é complicada, pois há muitas estradas secundárias e a extensão do lago é enorme?, cometou Cesto.
Ainda segundo o delegado, as operações de combate ao tráfico continuarão incessantemente a fim de coibir ao máximo este crime nos municípios de Itaipulândia e São Miguel do Iguaçu.
Prisão
Pouco antes da apreensão da droga, a polícia cumpriu mandado de busca e aprensão contra um adolescente, de 17 anos, acusado de ter assassinado, no início de março, Edemundo Nilvo Guth, 60 anos, morador da localidade de Santa Rosa do Ocoí.
?Segundo relato do próprio acusado, ele e sua namorada estavam fazendo uma festa, quando Guth teria ameaçado o menor com uma faca por ele estar com o som alto e atrapalhando o sossego da vizinhança. Assim que Guth retornou a sua casa, o garoto, de posse de uma pistola nove milímetros, foi até a casa dele e o matou com vários tiros?, relatou Cesto.
O adolescente, que já teve passagem pela polícia por contrabando de agrotóxicos, está detido na delegacia de São Miguel do Iguaçu e será transferido para o Centro de Sócioeducação de Foz do Iguaçu ? Cense.