Até ontem, mais de 7 mil crianças entre 2 anos e 5 anos já estão protegidas contra a gripe em Curitiba. A informação é da Secretaria da Saúde que monitora a vacinação e as campanhas realizadas na cidade. As doses estão disponíveis em todas as 109 unidades básicas.
A rede municipal de saúde está usando as 30 mil doses remanescentes da primeira fase da campanha. Na próxima semana já estará com o novo repasse feito pelo Ministério da Saúde que garante 100% de cobertura de todo esse novo segmento.
A Unidade de Saúde Mãe Curitibana, por ser especializada em atenção materno infantil e estar localizada na região central, é uma das mais procuradas. “Estamos fazendo cerca de 80 doses por dia e, para acelerar o atendimento nos horários de maior procura, abrimos uma segunda sala de vacinação”, conta a médica Ligiana Maffini.
A estimativa é que haja até 70 mil crianças na faixa etária residentes em Curitiba. Nem todas, porém, devem procurar a dose. Muitas delas tomaram a dose em clínicas particulares, uma vez que até a semana passada, por determinação do Ministério da Saúde, eram vacinados três grupos prioritários: idosos, grávidas e bebês entre 6 meses e 2 anos incompletos.