A Abertura do 10º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF contou com a presença de mais de 5.500 estudantes, profissionais e autoridades de todo Brasil. A Cerimônia da Bandeira foi o primeiro ato da Solenidade, no qual os representantes dos países convidados, Angola, Argentina, Portugal, Suécia e Uruguai, adentraram o salão com suas respectivas bandeiras. Logo em seguida, foi a vez dos representantes do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, Marcelino da Silva Cavalcanti, Maria Auxiliadora Ferreira Oliveira, Marilde Rocha Duarte e Virgínio Farias, entrarem com a bandeira do COFEN. Representantes de todas as delegações dos CORENs também entraram com as respectivas bandeiras de seus estados.

continua após a publicidade

A mesa de honra da cerimônia foi composta pela Drª. Dulce Bais, Presidente do COFEN, Carlos Lupi, Ministro do Trabalho, Orlando Pessuti, Vice-governador do Estado do Paraná, Anelli Eriksson, Enfermeira, Cláudio Murilo Xavier, Secretário da Saúde do Estado do Paraná, Beatriz Morrone, Presidente da Associação dos Enfermeiros da Argentina, Teresa Chaves, Membro da Associação dos Enfermeiros do Paraguai, Maria Augusta Souza, Presidente da Ordem dos Enfermeiros de Portugal, Rogério Augusto Mulinari, Diretor do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Archimedes Peres Maranhão, Conselheiro Estadual de Educação, e, por fim, Marcelo Carmona Basílio, Conselheiro Secretário do COREN- PR,.

Após o Hino Nacional, Almerinda Moreira realizou a Solenidade da Lâmpada, símbolo da enfermagem. Em seguida, foi a vez da enfermeira homenageada, Anelli Eriksson, emocionar todos os presentes com seu discurso que recordava suas experiências à frente da Organização Humanitária Internacional Médicos Sem Fronteira ? MSF. Marcelo Carmona Basílio, Maria Augusta Sousa e Orlando Pessuti também discursaram sobre o papel do profissional da Enfermagem na sociedade.

Para encerrar, o Membro da Plenária do COFEN, Ney da Costa, entregou diretamente ao Ministro Carlos Lupi a reivindicação dos profissionais de Enfermagem para apoio imediato do Projeto de Lei 2295/00, de autoria do Senado Federal, aguardado há mais de seis anos pelo Sistema COFEN/CORENs e por toda comunidade de Enfermagem. ?Lidamos muitas vezes com situações de sofrimento, e nos expomos também à ambientes insalubres. Mesmo assim, precisamos garantir que os pacientes sejam assistidos em suas necessidades físicas e sociais com qualidade técnica e científica. Por isso, é preciso respeitar a proporcionalidade de trabalho, lazer e repouso dos profissionais deste segmento?, enfatizou Drª. Dulce Bais. 

continua após a publicidade

O Congresso iniciou suas atividades ontem, dia 3 de setembro, e será realizado até o dia 6 de setembro, quando a festa de encerramento fica por conta do show do banda Jota Quest. Mais de 9 mil pessoas já estão inscritas para este evento que já é consolidado como o maior do setor da América Latina.