Em Curitiba e região metropolitana, cerca de 45 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas na noite de quinta-feira (22) e na manhã de sexta-feira (23), segundo informações da Defesa Civil. O forte temporal deixou pontos de alagamento e o vendaval destelhou casas e derrubou árvores.
Na capital e na região metropolitana, aproximadamente 12 mil residências de 37 bairros ficaram sem energia elétrica desde o início do temporal, na noite de ontem, até a tarde de hoje. A falta de luz, segundo a Copel, foi ocasionada por casos como queda de árvores e postes, que afetaram a estrutura da rede.
Segundo a Diretoria de Trânsito (Diretran), a chuva também causou o desligamento de 40 semáfaros em Curitiba, prejudicando o trânsito principalmente nos bairros Vila Funny, Juvevê e Novo Mundo. No bairro Fazendinha, um reservatório de água caiu, assustando os moradores de num condomínio. No Xaxim, o muro de um terreno em desnível desabou e atingiu uma das casas, destruindo parcialmente seu telhado. Na hora, não havia ninguém dentro da residência.
Região metropolitana
Em Almirante Tamandaré, 16 pessoas ficaram desalojadas. Elas foram encaminhadas para casa de parentes e abrigos públicos. Em Pinhais, o rio Atuba transbordou, alagando várias residências da região. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram cerca de 45 casas com problemas nos telhados e mais de 27 quedas de árvores atendidas.
Em Colombo, os Bombeiros foram chamados para resgatar idosos de um asilo que ficaram ilhados nas águas do Rio Atuba, no Jardim Marambaia. Eles foram carregados do local em um bote e um caiaque. Homens da Polícia Militar também ajudaram no resgate.Muitos idosos, cadeirantes ou muito debilitados, não tinham como escapar da enchente.
Acidente
Na noite de ontem, uma ambulância do sistema de saúde municipal de Curitiba sofreu um acidente durante o temporal que atingiu Curitiba. O veículo colidiu contra um muro e uma placa de trânsito perto das 21 horas e um dos passageiros, Floripes Primo Barbosa, 74 anos, morreu. Os outros sete ocupantes ficaram feridos, sendo um em estado grave. O teor alcoólico no sangue do condutor, Edson Luiz Seidel, estava três vezes acima do permitido.
O acidente aconteceu na BR-476, no Xaxim, quando o motorista perdeu o controle do veículo, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). As vítimas foram atendidas no local pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e encaminhadas aos hospitais Evengélico e Trabalhador.
Segundo a PRF, o índice alcoólico no sangue do motorista estava em 0,28 miligramas por litro, enquanto o permitido é de até 0,10 miligramas. Se não tivesse internado, o condutor estaria preso. A ambulância também transportava uma pessoa além do permitido e uma sindicância será aberta para apurar o caso.
Cobertura completa das chuvas em todo o Estado na edição deste sábado dos jornais Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná.