Quem ficou no litoral já deve encontrar hoje praias bem mais vazias que durante o feriado. Ontem, mais de 40 mil veículos subiram a serra, deixando o movimento intenso à tarde e à noite.
Quem passou a virada de ano nas praias de Santa Catarina também teve que ser paciente para enfrentar o trânsito lento e os congestionamentos. O clima chuvoso na Serra do Mar também ajudou a tornar mais tensa a volta dos veranistas.
Quem começou a viagem pela PR-407, entre Praia de Leste e a BR-277, teve a ajuda da chamada Operação Mão Única, organizada pelas polícias rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE) e pela concessionária Ecovia.
Segundo o tenente Luiz Carlos Lemos, da PRE, 6,5 mil veículos passaram pelo trecho só entre as 15h e 19h. Congestionamentos foram registrados na saída de Pontal do Paraná.
A operação deve se repetir em todos os domingos deste mês, no primeiro domingo de fevereiro e na Quarta-Feira de Cinzas (dia 17 de fevereiro). Ontem, até as 19h, o número de automóveis que deixaram o litoral paranaense já tinha passado de 40 mil, de acordo com Lemos.
O maior movimento era na saída de Guaratuba em direção a Garuva, onde desde o início da manhã o tráfego já era intenso. Às 10h30, o congestionamento já começava em Guaratuba, informa o militar.
Paciência
Na BR-277, entre Paranaguá e Curitiba, o movimento foi forte durante à tarde e início da noite de ontem, sempre com mais de 2 mil veículos por hora subindo a serra.
No trecho da BR-376 entre Garuva (SC) e Curitiba, o tráfego era forte nos dois sentidos, ultrapassando 2 mil veículos por hora. A Autopista Litoral Sul, que administra o trecho, registrava, na tarde de ontem, pontos de congestionamento na região de Garuva. Segundo a PRF, no final da tarde a subida da serra tinha filas com velocidade média de 15 km/h.