Chuniti Kawamura/Tribuna
O mau tempo pegou de surpresa quem estava ao volante.

As chuvas que marcaram o domingo do paranaense devem ser registradas hoje em apenas algumas regiões do Estado. Provocadas por uma massa de ar frio, as precipitações devem acontecer no leste e sul do Paraná. Porém, elas trazem queda de temperatura para todo o Estado, havendo ainda a possibilidade da ocorrência de geadas em alguns pontos isolados, como no sudoeste e sul.

continua após a publicidade

De acordo com o meteorologista do Simepar -Tecnologia e Informações Ambientais, Fernando Mendes, nas regiões sudoeste e centro as precipitações chegaram a atingir 30 milímetros – em Curitiba choveu cerca de 15 milímetros. Apesar da intensidade, elas não trouxeram alívio para a estiagem. ?Com certeza a chuva contribuiu com reservatórios e mananciais, mas ainda não foi suficiente para zerar o problema da seca no Estado?, comentou.

Segundo Mendes, a semana começa com muita nebulosidade e temperaturas em queda no período da manhã. ?Ao longo do dia a tendência é que as temperaturas tenham pequenas elevações, mas nada comparado com os valores da semana passada?, disse. Já a partir de amanhã existem possibilidades de mais chuva, porém somente nas regiões entre o centro e o litoral do Estado. Na quarta-feira as temperaturas voltam a subir e não há previsão de geadas para o Paraná.

Em Curitiba, a mínima hoje deve ser de 12 graus e máxima de 18 graus; e no litoral as temperaturas não passam de 15 e 21 graus. A região de Guarapuava é a que deve registrar as menores temperaturas, com mínima de 7 e máxima de 20 graus.

continua após a publicidade

Tempestade traz pingüins

AgBr – Tempestades já arrastaram 54 pingüins para praias do Rio nos últimos 30 dias. As aves se distanciam da costa na Patagônia, sul da Argentina, quando procuram comida e acabam caindo na corrente marítima e são trazidos para o litoral. Os filhotes são as maiores vitimas das tempestades de inverno na Patagônia, local onde vivem.

continua após a publicidade

Os animais são resgatados pelos bombeiros e levados para o Jardim Zoológico de Niterói. Eles são tratados com remédios e levados para a estufa. Embora vivam em águas frias, os pingüins chegam ao Rio com hipotermia e desidratados. Por isso, são aquecidos para recuperar a saúde.

Além da medicação, os pingüins recebem três refeições diárias, ou seja, 30 peixes por dia.

Governador no litoral

O governador Roberto Requião está no litoral do Estado. A agenda começa às 11 horas, no entroncamento Guaratuba-Garuva, e segue com uma visita ao Hospital de Guaratuba.

No início da tarde, Requião almoça no Mercado Municipal de Guaraqueçaba. Ele visita também o Projeto Arte Nossa do município, as obras do Hospital Walace Thadeu de Mello e Silva e a Escola Marcílio Dias.

Às 15h30 o governador vai a Paranaguá para uma visita ao Mercado Municipal, ao Hospital Regional, à Santa Casa, ao Cineteatro e ao Posto de Polícia Florestal.

Temporal impediu apresentações

A abertura do 15.º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, que iria acontecer nas ruínas São Francisco, no Largo da Ordem, em Curitiba, foi cancelada por causa da chuva. Marcado para a manhã de ontem, o tempo impossibilitou a apresentação do grupo Carroça de Mamulengo, de Juazeiro do Norte, Ceará, que veio especialmente para a abertura do festival e faria sua única apresentação em Curitiba.

O Centro Cultural Teatro Guaíra, que promove o evento, informou que a partir de hoje as demais apresentações estão confirmadas. Os 20 espetáculos que integram a programação – sendo três internacionais, sete nacionais e 10 paranaenses – acontecem sempre às 11h, 14h, 15h, 17h e 20 horas, e serão apresentados nos auditórios Salvador de Ferrante (Guairinha), Glauco Flores de Sá Britto (Mini), Teatro José Maria Santos, Lona do Circo (Praça Santos Andrade) e nas escadarias da Universidade Federal do Paraná. O festival acontece até 16 de julho. Algumas apresentações terão entrada franca, e para as demais o ingresso custará R$ 6,00. A programação completa pode ser conferida no site www.pr.gov.br/guaira. (RO).