As novas normas para realização de casamentos nas igrejas católicas de Curitiba, que entram em vigor dia 1.º de janeiro de 2008, aumentaram a procura por clubes. Muitos noivos estão optando por fazer a cerimônia religiosa e a recepção no mesmo lugar.
No Clube Concórdia, apareceram mais consultas para casamentos para o começo de 2008. O presidente Cláudio Mäder atribui o aumento na procura à dificuldade de conseguir igrejas, problemas financeiros (para não ter que fazer a decoração em dois locais) e deslocamento dos convidados. ?O clube tem diversos salões, atendendo, assim, ao interesse de sócios e não-sócios?. Somente o buffet é exclusivo do clube.
?A procura para festas de casamento continua igual, o que mudou foi o estilo da festa?, conta o cerimonial de eventos Rodrigo Rosa. ?A cerimônia na igreja ficou mais simples. Os sonhos dos noivos vão acontecer na recepção. Os padres também não vão mais ao local. É somente uma mudança inicial. Os casamentos vão continuar. Vai ser necessário criatividade para se adaptar aos ritos da Igreja Católica. A pompa vai ficar para a recepção?, opina.
Para o padre Gilson Cézar de Camargo, da Paróquia São Francisco de Paulo, porém, não houve mudança. ?O que aconteceu é que foram introduzindo modismos nos casamentos em todo o Brasil que não condizem com o ato sagrado, e, sim, com ato social.? Para o pároco, casamento é uma questão de formação e de construir uma família, questões explicadas no curso de noivos, obrigatório para quem quer casar na Igreja Católica.