O projeto da Prefeitura para a Praça Miguel Couto, a Pracinha do Batel, foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento urbano de Curitiba (Ippuc) e, com as obras, o local contará com mais espaço, equipamentos e melhorias no paisagismo. A praça será anexada a um jardinete próximo, ganhando mais 295 metros quadrados. Além disso, a reformulação do sistema viário desafogará a ligação entre os bairros Água Verde e Bigorrilho, na região do Batel.
Segundo a Prefeitura, na reformulação da praça serão mantidos os principais elementos arquitetônicos e urbanísticos, como o caramanchão e as bancas de jornal e de flores. A iluminação será reforçada e um novo espaço, para instalação de um café com mesas ao ar livre, também será construído. Mais bancos serão instalados e serão feitas melhorias no paisagismo, com novos canteiros de flores. Serão mantidos todos os elementos históricos da praça, como o busto do Barão do Cerro Azul e o Pergolado, garantindo a caracterização do patrimônio cultural.
O ponto de táxi ao lado da praça será transferido para a Rua Carneiro Lobo, perto do Hospital Santa Cruz. As feiras livre e gastronômica, que nas terças e sábados fecham o trânsito de veículos na Carneiro Lobo, também mudarão para um local próximo e mais adequado. O novo ponto das feiras está sendo estudado pela Prefeitura com a participação dos feirantes.
Trânsito
Até 1973, a praça possuía uma rua que a separava dos antigos casarios e depois do Edifício Napoleão Sbravati.
O canteiro criado para fazer a conversão à esquerda do trânsito da Avenida Batel foi feito no ano 2000. Nas horas de pico, o congestionamento, muitas vezes com a formação de fila dupla, aumenta a poluição sonora e do ar, o consumo de combustíveis e o tempo gasto nos deslocamentos.
A reformulação do sistema viário nas regiões do Água Verde, Bigorrilho e Batel dará mais fluidez ao tráfego. O projeto do binário Bigorrilho/Água Verde, possível com a abertura de nova rua através da antiga Sociedade União Juventus, faz uma correção geométrica na Praça Miguel Couto, permitindo o acesso direto da Rua Carneiro Lobo à Desembargador Costa Carvalho.