Diva Vidal, a professora mais antiga do Paraná, que completa 91 anos no próximo domingo, recebeu ontem uma homenagem do governador Jaime Lerner, na segunda vez que foi recebida pelo governador no Palácio Iguaçu. “São 74 anos dedicados à educação”, disse Lerner.
Embora tenha se aposentado em 1983, Diva continua em atividade na Secretaria da Educação. Hoje ela atua no Departamento de Educação Especial. É uma das primeiras a chegar, sempre às 7h30 da manhã. Diva ganhou dos colegas uma festa de aniversário antecipada, com direito a bolo, salgadinhos e discursos em sua homenagem. “A educação transforma os povos”, disse, exaltando os educadores a trabalhar sempre com empenho e dedicação, itens imprescindíveis para a qualidade do ensino. “Só deve abraçar a profissão quem acredita realmente na importância e responsabilidade do professor.”
História
Em 1947, Diva Vidal já lecionava em Paranaguá, sua cidade natal. Aos 17 anos, recém-formada pela Escola Normal de Paranaguá, em 1928, dava aulas de Educação Física. Em 1933, ministrou aulas de matemática no Ginásio da Escola Normal Dr. Caetano Munhoz da Rocha. Depois, foi para o Colégio Estadual José Bonifácio.
Em 1947, mudou-se para Curitiba, onde trabalhou no Ginásio Paranaense, na chefia do serviço de ensino normal da secretaria.
Em 1957, em Londrina, recebeu o título de Professor Honoris Causa da Faculdade Norte do Paraná,. Em 1965, passou a acumular a chefia da Divisão de Material da secretaria.
Nos anos 70, coordenou as inspetorias regionais de educação e cursos de treinamento para agentes da reforma administrativa.
Em 1993, em sessão solene no Ministério da Educação em Brasília, Dona Diva foi homenageada pelo ministro Murílio Hingel com a comenda de Cavaleiro da Ordem do Mérito Educativo Educacional.