Mais 28 radares passarão a registrar avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestre, além de velocidade. A Diretoria de Trânsito da Urbs – Urbanização de Curitiba S/A – acionará as novas funções dos radares já instalados à zero hora deste sábado (7), ampliando para 33 pontos que monitoram avanço de sinal e faixa de pedestre na cidade.

continua após a publicidade

“Isso significa aumentar a segurança no trânsito, principalmente dos pedestres”, conta a diretora de Trânsito da Urbs, Rosangela Battistella. Os radares que terão suas funções acionadas ficam em cruzamentos com grande fluxo de pedestres, como nas avenidas João Gualberto, Erasto Gaertner, Afonso Camargo, Kennedy, das Indústrias, entre outros endereços que podem ser consultados no site da Urbs – www.urbs.curitiba.pr.gov.br.

No total, a cidade terá 140 radares de fiscalização de limite de velocidade e metade deles vai fiscalizar também avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestres. Até agora foram instalados 98 equipamentos e 33 deles foram preparados para monitorar três funções: velocidade, faixa de pedestre e avanço em sinal vermelho.

Avanço em sinal vermelho é considerada falta gravíssima pelo Código Nacional de Trânsito, e além da multa de R$ 191,54, o motorista perde sete pontos na carteira de habilitação. No caso da parada em faixa de pedestre, considera infração média, o valor da multa é de R$ 85,13, com quatro pontos na carteira.

continua após a publicidade

No primeiro mês de funcionamento, os cinco radares registraram 1.170 flagrantes de irregularidades, dos quais 1.078 motoristas avançaram o sinal vermelho nos cruzamentos e 92 pararam em faixa de pedestre. O maior número de irregularidades foi registrado na avenida Brasília, no Novo Mundo, onde 393 motoristas foram multados por avanço de sinal e 20 por parada na faixa, em um mês de funcionamento do radar.

 

continua após a publicidade