Curitiba tem mais 17 pontos com novos radares a partir de hoje. Já são 63 os equipamentos instalados pela cidade desde abril, o que já rendeu aos motoristas mais de 30 mil registros de infração, que podem virar multa depois de verificados por uma equipe da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs).
Entre os radares já instalados, 48 registram excesso de velocidade e 15 deles registram também parada na faixa de pedestre, conversão proibida e avanço de sinal vermelho.
Os motoristas devem ficar atentos à velocidade máxima permitida ao passar pelos radares. Nem todos os equipamentos têm o limite de 60 quilômetros por hora.
Até agora, apenas o radar do fim da Avenida Sete de Setembro (entre a trincheira das ruas Ubaldino do Amaral e José de Alencar) está programado para registrar os motoristas que passarem a mais de 40 quilômetros por hora, mas a Urbs adiantou que mais desses virão.
A exemplo do radar da Sete de Setembro, os novos aparelhos que ficarem em cruzamento com canaleta também devem ter limite de velocidade de 40 quilômetros por hora.
O total de radares vai subir para 140 nas próximas semanas, após os equipamentos serem inspecionados pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Paraná. A relação completa dos radares pode ser acessada no site oficial da prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br) ou da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br).