Nas empresas, o consumo inteligente de água determina não só a qualidade do trabalho realizado, mas também é condicionante para atingir os parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais. A coordenadora de Meio Ambiente da Câmara Brasil-Alemanha, Cristiane Baluta, diz que empresas de grande porte já praticam atitudes que evitam o desperdício de água.

continua após a publicidade

No entanto, micro e pequenas indústrias ainda necessitam de pesquisas e desenvolvimento tecnológico para tratamento avançado da água. “Muitas possuem sistemas que garantem a reutilização da água, mas a maior parte ainda não se adaptou a essa demanda”, revela. “Como o recurso é escasso, os empresários precisam identificar necessidades técnicas e implantar programas de orientação aos usuários, conscientizando-os sobre a necessidade de gerenciar adequadamente o uso da água”.

A analista ambiental Aline Bertolin, responsável por garantir o uso consciente da água na lavanderia industrial Bardusch, explica que a ideia é utilizar cada vez menos recursos naturais. “Conseguimos atingir essa meta investindo em maquinários que reutilizam a água, evitando o desperdício”, aponta. Esse mecanismo gera uma economia mensal de 30% de água.

continua após a publicidade