As prisões por embriaguez ao volante aumentaram 140% desde o início do ano, quando entrou em vigor a nova Lei Seca. Nos dois primeiros meses, 125 pessoas foram detidas por dirigir alcoolizadas. No mesmo período do ano passado, foram registradas 52 prisões. Os números foram divulgados ontem pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).

continua após a publicidade

Segundo o órgão público, a fiscalização reforçada está tornando o trânsito da cidade mais seguro. Dados estatísticos apontam quedas no total de acidentes (-10%) e no número de feridos (-7,5%) em janeiro e fevereiro, comparado ao mesmo período de 2012. As reduções ocorreram mesmo com o aumento da frota, que cresceu 3,8% no mesmo período, passando de 1.260.654 para 1.309.109 veículos.

O tenente Ismael Veiga, porta-voz do BPTran, diz que os números se devem à nova metodologia de fiscalização. “O batalhão mudou a estratégia. Antes eram feitas grandes operações, por longos períodos. Agora, optamos por ações menores, mas com maior frequência e em horários críticos. Assim, conseguimos abrangência maior, com mais veículos fiscalizados”, explica.

continua após a publicidade

As blitze do BPTran também se tornaram itinerantes, com os pontos de bloqueio deslocados para diversos locais da cidade no mesmo dia. A tática impede que os locais de fiscalização sejam divulgados nas redes sociais.

Bafômetro

Depois que a nova legislação entrou em vigor, com tolerância zero para o uso de álcool ao volante, o bafômetro nas operações disparou. Nos dois primeiros meses do ano foram realizados 1.384 exames com o aparelho, aumento de 1.326% em relação a igual período de 2012, quando foram registrados 97 exames. Segundo o tenente Veiga, a fiscalização reforçada não é momentânea. “Nossa ordem é fiscalizar, fiscalizar e fiscalizar. Queremos criar a cultura de não dirigir alcoolizado, como conseguimos fazer com o uso do cinto de segurança e do capacete para motociclistas”, afirma.

continua após a publicidade