Quem dorme pouco vive mal humorado. Essa é a regra, e Ruth Silva Luz, 63 anos, é a exceção que confirma essa regra. Ela dorme apenas três horas por noite, mesmo assim sempre está rindo, demonstrando grande alegria em viver. Ruth é presidente e uma das fundadoras da Associação dos Madrugueiros e Ouvintes de Rádio do Estado do Paraná. Criada em dezembro de 1994, a associação reúne quizenalmente pessoas que passam as noites acordadas ouvindo rádio. Além da integração dos madrugueiros, há um cunho social nas reuniões. Os participantes levam alimentos e material de higiene que são doados para a Associação Curitibana dos Órfãos de Aids (Acoa).
Ruth é casada há 48 anos. Mas além de seu esposo, oito filhos, quinze netos e uma bisneta ela tem outra paixão: os programas de rádio da madrugada. “Principalmente o do Jonathan Mello, que é da meia-noite até as cinco da manhã na Rádio Independência”, afirmou, lembrando que a maioria das pessoas que vai às reuniões ouve o mesmo programa. “Somos uma grande família. Nos reunimos para conversar sobre tudo. Fazemos campanhas para ajudar quem precisa, além de viajarmos muito”, contou Ruth, lembrando que as reuniões já acontecem faz vinte anos, antes mesmo da criação da associação.
As reuniões chegam a juntar até noventa pessoas,que também costumam ligar e participar da programação da rádio. Ruth já tem uma rotina para ouvir e fazer as ligações. Ela “dorme” num quarto separado do marido. Lá, estão o rádio-relógio e o telefone. “Eu assisto ao jornal na televisão depois vou para o quarto e ligo o rádio. Ouço um programa de música, depois vem um policial que escuto, mas não gosto muito. Mas o melhor fica para meia-noite, quando começa programa do Jonathan”, contou Ruth, lembrando que dorme normalmente entre às 5h e 8h.
Quem pensa que Ruth é viciada por rádio se engana. “Não ouço rádio de dia. Muito raramente. Minha grande paixão são os programas da madrugada”, revelou.
As reuniões da associação, abertas ao público, acontecem a cada quinze dias na Lanchonete Anfa, na Praça Tiradentes, Centro de Curitiba. Quem quiser mais informações pode entrar em contato com Ruth pelo (41) 254-1793.