A madrugada de ontem foi a mais fria deste ano na maioria das regiões do Paraná. A temperatura mais baixa foi registrada em General Carneiro, – 4,1º C, seguido de Palmas, com – 2,6ºC, ambas na região sul do Estado.
Em Curitiba, na região do Jardim das Américas, os termômetros marcaram 4,2 ºC. O frio favoreceu a formação de geada, principalmente na região sul do Paraná.
Mas, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual da Agricultura, não foram registrados maiores prejuízos à agricultura.
Os paranaenses precisaram de ânimo redobrado para sair ontem da cama. O frio chegou com força na maioria das cidades e até quem mora no norte do Estado teve que se agasalhar bem. Os termômetros marcaram 8ºC na região.
Segundo dados das estações de medição do Instituto Tecnológico Simepar, instaladas na Região Metropolitana de Curitiba, os locais que registraram as menores temperaturas foram a capital, com 4,2ºC; Cerro Azul, com 3,9 ºC; Lapa, com 0,3 ºC; e Pinhais, com 2,5 ºC.
Geada
Junto com o frio veio a geada, que cobriu pela primeira vez este ano os parques e a periferia de Curitiba. O fenômeno também foi visto em outras regiões do Estado. A geada ocorreu de forma mais concentrada na região sul. Mesmo assim, segundo o diretor do Deral, Francisco Simioni, não houve grandes prejuízos à agricultura.
Ele explica que a maioria dos legumes e verduras são produzidos em estufas e ficam protegidos do gelo. Mesmo assim, afirma que uma avaliação mais minuciosa só é possível depois de seis dias da ocorrência do fenômeno.
Segundo Simioni, as culturas de inverno, como a cevada, a aveia e o trigo, também não tiveram problemas. Nem a safrinha de milho, que não é cultura de inverno e é plantada nas regiões oeste, sul e sudoeste, foi prejudicada. Ele explica que a geada foi fraca e ocorreu em pontos isolados, principalmente em baixadas.
Hoje as temperaturas mínimas sobem um pouco, mas o frio continua, embora sem risco de geada. Devido ao ingresso de uma área de instabilidade no Paraná, há possibilidade de chuva para várias cidades, incluindo Curitiba. A mínima prevista para a capital hoje é de 9 ºC e máxima, de 15 ºC.
As áreas de instabilidade predominam até domingo, quando as temperaturas caem significativamente. Em Curitiba, a mínima esperada é de 5 ºC, em Londrina, de 6 ºC. Em Cascavel, os meteorologistas prevêem até 4 ºC e em Guarapuava, 2 ºC.