O Ministério Público Estadual estipulou prazo de 30 dias, a partir de ontem, para que fabricantes de vidro e envasadores de cerveja apresentem propostas para diminuir o montante de garrafas tipo long neck que não são reaproveitadas.
A decisão do MP foi tomada ontem, durante reunião com representantes de fabricantes e das indústrias cervejeiras.
Para o promotor de meio ambiente, Saint Clair Honorato Santos, a produção de long necks no mercado vem gerando um lixo que não é reciclado e acaba contribuindo com o problema da poluição.
?O MP entende que esse tipo de embalagem não é sustentável e que o melhor a fazer é optar por uma embalagem retornável?, afirma o promotor, que não descartou a possibilidade de aplicar multa para as empresas que não apresentarem soluções para o problema.
Já o coordenador de resíduos sólidos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Laerty Dudas, lembra que a long neck foi criada para preencher um espaço do mercado de bebidas, porém não houve planejamento que pudesse prever que a embalagem poderia gerar passivo ambiental. ?Não podemos admitir que o problema é do consumidor. Entendemos que a responsabilidade de destinação final das embalagens é de quem produz.?
Contudo, para os fabricantes de vidro e para os envasadores de cerveja, é preciso envolver todas as etapas entre o envasamento até o consumidor final para promover uma logística inversa das embalagens.
O representante da empresa Saint Gobain Vidros, Luiz Maia, ressalta que nos países onde a reciclagem é referência, a indústria não é a única responsável pela destinação final das embalagens. ?Vamos fazer o que é preciso para atender todos os preceitos de sustentabilidade, porém é preciso envolvimento do poder público e de toda a sociedade?, diz Maia.
Para Lucien Belmonte, da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), deveria haver uma legislação que obrigue o ponto de venda a destinar de forma adequada as garrafas. Stefan David, também da Abividro, ressalta que o vidro é um material integralmente reciclável e ?não haveria problemas em absorver 100% desse material?.