A Prefeitura de Londrina vai redimensionar as linhas de transporte coletivo da cidade em que há demanda de microônibus. Eles serão utilizados fora dos horários de pico em linhas menos movimentadas ou como apoio ao ônibus convencional. Para definir a demanda e reprogramar os horários das linhas, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai usar o resultado de pesquisa aplicada durante cerca de uma semana por seus funcionários. O trabalho será concluído hoje e o passo seguinte será a apresentação dos novos horários às empresas prestadoras dos serviços em Londrina: Francovig e Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL).
“Como a população questionou a superlotação nos microônibus, decidimos pesquisar para definir exatamente as demandas”, explicou Marco Antônio Bacarin, coordenador de Transportes da CMTU.
O exemplo utilizado por Bacarin para justificar que os microônibus não apresentam desvantagens com relação à capacidade remete a estudos de engenharia e arquitetura. “Em espaços proporcionalmente menores, mesmo que a área para cada pessoa seja a mesma, a sensação de aperto é maior”, disse.
De acordo com o coordenador de Transportes da CMTU, a utilização de microônibus traz vantagens tanto para o usuário como para o sistema de transportes do município. Para o usuário, a principal vantagem é a agilidade. “A pessoa ganha mais tempo no trajeto, enquanto o trânsito flui melhor, porque o ônibus é menor e mais rápido”, destacou. Um microônibus mede 8 metros, enquanto o ônibus convencional tem de 12 a 13 metros e o articulado 18 metros. O microônibus facilita ainda o acesso a lugares em que haja declive ou aclive acentuado, em ruas mais estreitas ou com espessura asfáltica menor.
Um dos aspectos econômicos mais importantes do microônibus, de acordo com Bacarin, é o custo operacional reduzido, fato que influencia diretamente na planilha do transporte coletivo.