Londrina terá Instituto Federal de Ciência e Tecnologia

Londrina terá em funcionamento nos próximos meses um dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, criados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) a pedido do presidente Luís Inácio Lula da Silva. A unidade escolar, que terá cinco cursos de nível superior na área médica, será dirigida pela Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFP/PR) e veio para Londrina graças ao empenho junto ao Governo Federal em Brasília, dos deputados federais André Vargas (PT) e Alex Canziani (PTB).

O primeiro ato de surgimento da nova instituição acontece nesta segunda-feira, às 14:30h, no prédio anexo à Associação Odontológica Norte do Paraná, na rua Rolândia, n° 295, no jardim Dom Bosco (região oeste), com a solenidade de assinatura dos termos de convênio para cessão do prédio que vai abrigar a instituição. Participam do ato o prefeito Nedson Micheleti; a diretora do MEC, Ivone Moreira; o presidente da Associação Odontológica, Jurandir Alves Ferreira; e o diretor da Escola Técnica da UFP/PR, Alípio Leal Neto.

Pelo convênio, o prédio construído pela Associação Odontológica será cedido para funcionamento da instituição, uma das oito a serem instaladas pelo Governo Federal no Estado do Paraná. Os cursos iniciais serão os de Enfermagem, Prótese Odontológica, Radiologia, Higiene Dental e Massoterapia. Os cursos terão duração média de dois a três anos, com os profissionais recebendo o diploma de Tecnólogos.

A Universidade Federal do Paraná (UFP/PR) foi indicada pelo MEC para coordenar a instalação das oito unidades, incluindo a de Londrina, e o reitor será o professor Alípio Leal Neto, que estará presente à solenidade. Os demais municípios a serem contemplados no Paraná são Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Telêmaco Borba, Paranavaí e Umuarama.

O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, ressaltou o empenho dos deputados André Vargas e Alex Canziani para a conquista, que se junta à Universidade Tecnológica Federal (UTF), já em funcionamento em Londrina. “É mais uma importante ação do presidente Luís Inácio Lula da Silva que beneficia Londrina, como tantos investimentos já destinados à cidade. É mais uma importante ação que vem consolidar a vocação da cidade como pólo tecnológico da região sul do País”, afirmou o prefeito.