O prefeito de Londrina, José Roque Neto, “padre Roque”, assinou nesta quinta-feira (29), à tarde, no gabinete, decreto que libera recursos da ordem de R$ 40 mil, para obra que vai possibilitar a instalação da 7ª Vara da Justiça Federal do Trabalho em Londrina. Participaram do ato o deputado federal, Alex Canziani (PTB); a juíza da 3ª Vara da Justiça Federal em Londrina, Neide Akiko Fugivala Pedroso; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Londrina, Wilson Sokolowski; o secretário Geral da entidade, Eliton Carneiro; e o secretário municipal de Governo, Tercílio Turini.

continua após a publicidade

O recurso vai possibilitar a reforma do prédio onde hoje já funcionam as outras seis varas da Justiça Federal do Trabalho em Londrina, na avenida São Paulo, n° 294, em frente à praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Bandeira), no centro. O investimento foi autorizado pela Lei Municipal n° 10.556, de 17 de outubro de 2008, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo então prefeito Nedson Micheleti.

De acordo com a juíza Neide Pedroso, a obra de reforma no prédio atual se faz necessária devido ao atraso no futuro Fórum do Trabalho de Londrina, que está sendo construído na área ocupada por barracões do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), na avenida do Café (região leste). A obra estava sendo construída por uma empresa de Porto Alegre (RS), vencedora da licitação, e foi paralisada, sem nenhuma previsão de data para retomada da construção.

Segundo a juíza, existem hoje tramitando na Justiça Federal cerca de 15 mil processos trabalhistas, e a instalação da 7ª Vara irá auxiliar na agilização dos julgamentos. A obra de reforma será licitada pela própria Prefeitura de Londrina, e deve ser iniciada dentro dos próximos trinta dias.

continua após a publicidade