O saldo de empregos gerados em Londrina no mês de setembro foi de 1.141 novos postos. Assim, o município fecha o nono mês do ano com um saldo positivo de 9.533 empregos gerados, numa média de 1060 por mês e 35 por dia. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e foram divulgados nesta quinta-feira (16) à tarde, pelo gerente da Agência do Trabalhador de Londrina do Sistema Nacional do Emprego (Sine), Roberto Gonçalves.
 
Em setembro, o setor que ficou em 1º lugar na geração de empregos foi a agropecuária, com 436 novos postos. “Isso é normal porque é época de plantio da safra de verão, o que faz gerar mais empregos nesta área”, afirmou Gonçalves. Em segundo lugar no mês vem o comércio, que gerou 342 empregos, seguido pela indústria de transformação, com 126; serviços, com 121; e construção civil, com 111 novos postos de trabalho.
 
No ano, o setor de serviços está em primeiro lugar, com saldo de 4.707 empregos gerados de janeiro a setembro. No mesmo período, a indústria de transformação proporcionou 1.808 novas vagas, seguida pelo comércio, com 1.442; e pela construção civil, que teve saldo positivo de 1.229 empregos. “A construção civil é um setor que está bastante aquecido em Londrina, por isso, a tendência é aumentar cada vez mais. A expectativa é de que esta ordem continue até o final do ano”, comentou o gerente do Sine.
 
O saldo de empregos em Londrina em 2008 é o maior dos últimos 10 anos. O recorde foi batido ainda em julho, quando o Sine registrou 7.094 novos postos de trabalho no ano na cidade. Em 2007, a cidade teve saldo positivo de pouco mais de 7 mil empregos com carteira assinada gerados.

continua após a publicidade

continua após a publicidade