As comunidades dos bairros Jardim Jamaica, Tókio, Pinheiros, Versales, Vila Industrial e Bandeirantes, em parceria com o Sesi Paraná, o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e outras instituições, realizarão nos dias 29 e 30 de junho, a Feira da Paz em Londrina. Haverá ações para estimular a reflexão sobre a cultura da paz, atividades educativas, culturais e de lazer à população. O evento acontecerá na praça dos Expedicionários.

continua após a publicidade

Além de Londrina, a Feira da Paz acontecerá simultaneamente em outras nove cidades paranaenses: Curitiba, Rio Branco do Sul, Guarapuava, Umuarama, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Maringá, Apucarana e Cascavel.

As comunidades dos bairros Jardim Jamaica, Tókio, Pinheiros, Versales, Vila Industrial e Bandeirantes são ativas e engajadas com o desenvolvimento local. A ideia é mobilizar as comunidades para pensarem em como reduzir a violência nas cidades e desenvolverem ações que despertem a consciência dos danos causados pelos diversos tipos de violência, agregar valor aos movimentos sociais, estimular a cidadania, o fortalecimento pessoal e social e desenvolver processos educativos e socializadores nas localidades.

Em todos os eventos haverá a  “Árvore da Atitude”, onde serão colocadas as intenções da comunidade para diminuir a violência local – o que cada pessoa poderá fazer individualmente pela paz e o Abraço Coletivo pela Paz, celebração final da Feira.

continua após a publicidade

A programação de Londrina, no dia 29, começará às 14 horas e já estão confirmadas palestras sobre prevenção da violência doméstica, campanha de alimentos, oficina de origami e de artesanato, apresentação dos cães adestrados da Polícia Militar, troca de armas de brinquedo por kits da paz, além de outras ações.

No segundo dia do evento as atividades acontecerão das 9 às 18 horas. Serão diversas ações nas áreas de saúde e recreação como cama elástica, intervenção com palhaços, orientações sobre educação ambiental, apresentações musicais, campanha de prevenção ao câncer infanto-juvenil, além de outras atividades.

continua após a publicidade

“A iniciativa contribui para o estabelecimento de vínculos entre os diferentes atores locais, o que reforça o sentimento de pertença e a prática cotidiana e levam à construção de comunidades sustentáveis para a paz”, afirma José Antônio Fares, superintendente do Sesi Paraná.

Segundo ele, para essa iniciativa, a entidade aplica sua experiência como articulador e mobilizador da comunidade, por meio de seus programas institucionais como o Arranjo Educativo Local, Rede de Desenvolvimento Local, Nós Podemos Paraná, Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e Junior Achievement.

Mais informações da Feira da Paz em Londrina pelo telefone: (43) 3379-5112