A estratégia de prevenção à aids em Londrina, durante o Carnaval, vai mobilizar centenas de pessoas para distribuição de preservativos e material informativo sobre a doença. No total Londrina recebeu do Ministério da Saúde 80 mil camisinhas. A Secretaria Municipal da Saúde ainda tem um estoque de 146 mil preservativos, que devem ser usados para os próximos três meses.
A coordenadora do Programa Municipal de DSTs/Aids, Rosângela Alvanhan, explicou ontem que o trabalho de prevenção será feito em parceria com diversas entidades. O Ministério da Saúde definiu como público-alvo, para o Carnaval 2003, os jovens e adolescentes, por causa do aumento da doença na faixa etária de 13 a 19 anos. Para a intervenção nos clubes Iate, Grêmio Recreativo e Country foram distribuídos preservativos antecipadamente e, durante as noites de baile, uma comissão de 20 voluntários vai reforçar a necessidade da prevenção. O trabalho nos clubes será feito das 23h às 1h30. “Contamos com dezesseteios da Penitenciária Estadual (comissão de saúde) e três da Comissão Municipal de DSTS/Aids”, informou Rosângela.
Em parceria com a ONG Adé-Fidan, entidade de defesa dos homossexuais masculinos, será montado, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, nas noites do Carnaval de rua, o estande da prevenção. Nesse local, voluntários da entidade entregarão preservativos e material informativo.
Na abertura oficial do Carnaval, amanhã (1.º) às 20h, cruzará a passarela do autódromo o Carro da Prevenção, uma alegoria contra a aids. No destaque a miss Travesti 2002, Natasha Rios, e a drag queen Larissa Point.
Numa parceria do Programa Municipal de DSTs/Aids com a Associação Brasileira de Amor ao Próximo (Abap) cem estudantes de ensino médio de escolas estaduais da região Norte intensificaram nesta semana a prevenção à doença em bares, clubes e boates daquela região, distribuindo preservativos e material informativo.