A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta sexta-feira (26) os números da dengue no município. Até agora, a secretaria já registrou 17 casos da doença. Segundo a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sônia Fernandes, todos os casos são autóctones, ou seja, todos contraídos na própria cidade. Até agora, segundo ela, das 697 notificações registradas pela secretaria, 199 já foram descartadas e 481 estão em fase de análise.
Os dados da Secretaria de Saúde mostram que, dos 17 casos positivos da doença, registrados este ano em Londrina, cinco deles ocorreram na região oeste. Em segundo lugar, com quatro casos confirmados, está a região leste. Na região sul, foram registrados, até agora, três casos. Nas regiões central e norte, foram confirmados mais dois casos, em cada uma. E, por fim, na região rural, um caso foi registrado.
Sônia ressaltou que, mesmo não sendo um número absurdo, é importante a população continuar atenta e tomar os cuidados necessários para a não procriação do mosquito. “Para a época do ano, o número não é alto. Mesmo assim, nós da secretaria continuamos vigilantes porque o número de focos ainda é grande, devido ao período de chuvas. Estamos na melhor época para a procriação do Aedes aegypti”, declarou a gerente de epidemiologia.
Sônia Fernandes ressaltou também que a secretaria terminou a análise dos casos referentes ao ano passado que ainda estavam em andamento. No total, o número de casos confirmados de dengue em 2008 foi de 153. Destes, 138 foram diagnosticados como autóctones e os outros 15, importados.