O Jardim Botânico de Londrina será lançado oficialmente hoje pelo governador Roberto Requião, pelo vice-governador Orlando Pessuti e pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida. Ao todo, o espaço ecológico terá 110 hectares de mata nativa, com pistas de caminhada, ciclismo e estufas onde serão desenvolvidas pesquisas botânicas.

continua após a publicidade

A primeira fase do projeto, que terá uma ciclovia, pista de caminhada, estacionamento, dois lagos e boa parte dos jardins, será entregue aos londrinenses até o final deste ano. A fase final, com direito a estufas e teatro ao ar livre, deve ser entregue em 2008. As obras de terraplenagem já estão em andamento.

Segundo Cheida, a concepção do Jardim Botânico de Londrina surgiu em 2003, por meio de um grupo de professores de botânica das quatro universidades da cidade. ?Eles procuraram a secretaria e começamos a debater a idéia?, explica o secretário.

Para financiar a obra, o governo contou com a doação de parte do terreno pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e a outra parte pela Associação Brasileira de Educação e Cultura, mantenedora do Colégio Marista. O montante a ser investido passa próximo dos R$ 20 milhões.

continua após a publicidade