A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina autorizou, a partir do próximo mês, a dispensa de cobradores de ônibus nas linhas de transporte coletivo que servem a cidade a partir das 19h, diariamente. Em algumas linhas, em outros horários os ônibus também não terão cobradores, cabendo a função ao motoristas.
Segundo o presidente da CMTU, Francisco Moreno, nesses horários diferenciados, as empresas vão utilizar microônibus. ?A medida foi autorizada após acordo entre os empresários e os funcionários, com a garantia de que os cobradores excedentes serão mantidos na empresa e, no prazo de três anos, serão treinados para outras funções?, explicou.
Justamente por adotar a postura de não demitir os cobradores, os efeitos econômicos da medida só serão sentidos em longo prazo. O prazo para que os efeitos da medida sejam sentidos, desse modo, não se traduzirá em redução na tarifa, hoje fixada em R$ 2.
Cartão
Segundo Moreno, a idéia da medida surgiu após a análise das planilhas de movimento nos coletivos, conforme os horários. ?Também temos registrados um aumento na utilização dos cartões-passagem, que isentam o cobrador da conferência do dinheiro. Eles são usados por 60% dos passageiros?. No entendimento da CMTU, a nova medida pode inclusive incentivar a utilização de cartões em vez do dinheiro.
