Antes mesmo de começar a funcionar, a lombada eletrônica recentemente instalada na Via Veneto, entre as ruas Maria Clélia Merloni e Zem Bertapelle, já é alvo de polêmica. Moradores, comerciantes e motoristas que passam pelo local têm opiniões distintas em relação ao redutor de velocidade próximo ao Terminal de Santa Felicidade.

continua após a publicidade

Os argumentos são variados. Enquanto uns acreditam que a instalação da lombada eletrônica só vai prejudicar ainda mais o trânsito complicado naquele ponto, outros encontraram uma oportunidade para atravessar a rua com menos riscos. Além disso, os que são contrários ao dispositivo questionam a instalação muito próxima a dois semáforos que funcionam na mesma rua.

“O trânsito já é complicado e vai piorar ainda mais. Sem a lombada já fica tudo parado aqui”, observa o comerciante Jonas Demarche, 48. Para o autônomo João Guinaldo Breda, 65, se o objetivo era ajudar os pedestres, o ideal seria a instalação de uma travessia elevada. “É um absurdo, estreitaram a pista e tiraram estacionamento pro comércio”, diz.

Enquanto isso, o vigilante José Dourival, 57, e a copeira Vera Lúcia da Silva, 49, comemoram a possibilidade de atravessar a rua com mais segurança. “Sem isso aqui não tem como atravessar, os motoristas passam em alta velocidade e agora vão ser obrigados a reduzir”, avalia Dourival. Maria Lúcia diz que já percebeu a diferença mesmo sem a lombada eletrônica funcionar. “Já melhorou. Só atravesso na faixa de pedestres”, orienta.

continua após a publicidade

A instalação do dispositivo foi realizada há menos de duas semanas e, de acordo com a recepcionista Elisângela Baumann, 39, os motoristas ainda não se acostumaram com a nova sinalização na rua. Ela conta que presenciou manobras arriscadas que quase terminaram em acidentes por conta do fim de uma das faixas da via. “O motorista não tinha percebido que a faixa acabou, desviou de outro carro e quase que o carro me pegou”, lembra.

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) informou que a solicitação para a instalação da lombada e a faixa para travessia partiu dos próprios moradores da região e ressaltou que o objetivo é proteger os pedestres que passam por ali, especialmente pela presença de uma escola municipal próxima. A lombada eletrônica começa a funcionar nos próximos dias.

continua após a publicidade