Enquanto a grande maioria dos estabelecimentos comerciais está se preparando para o Dia das Crianças (12 de outubro), algumas lojas de Curitiba já começam a vender produtos de Natal. Só na Avenida Sete de Setembro, nas proximidades da Rodoferroviária, duas já exibem papais-noéis, guirlandas e outros acessórios.
O gerente da Casa das Embalagens, Carlos Francisco Costa, explica que o grande alvo da venda antecipada de produtos natalinos são os lojistas, que já começam a exibir decorações natalinas no início de novembro. “Eles querem produtos de qualidade e disponibilidade de tempo para planejarem suas decorações”, conta. Entretanto, as donas-de-casa, interessadas em decorar suas residências em dezembro, também aproveitam para comprar seus enfeites mais cedo.
No estabelecimento de Carlos estão sendo vendidos papais-noéis de tamanhos variados, árvores de natal, enfeites, velas decorativas, guirlandas e “festões”. “Outubro é o melhor mês para vender este tipo de mercadoria”, revela. “Em novembro e dezembro, eles já não têm tanta saída. Nestes meses, as pessoas costumam comprar mais fitas e papéis de presente.”
Na Casa dos Plásticos, de propriedade de Márcio Luiz Bernardi, já começam a ser exibidos enfeites de janela e vitrines. Márcio conta que, até agora, vendeu pouco, mas que muita gente já se interessou pelos produtos e entrou no estabelecimento para fazer pesquisa de preços. “Em minha loja, as vendas ainda não estão fortes, mas a exposição dos produtos vem chamando a atenção e despertando o interesse de muita gente. Daqui a algumas semanas, acredito que isso vá gerar resultados positivos”, prevê.
Tanto na Casa das Embalagens quanto na Casa do Plásticos, os preços dos produtos não costumam ser alterados à medida que o dia de Natal vai se aproximando. Porém Carlos e Márcio afirmam que, quem não abre mão de qualidade e gosta de ter uma grande variedade de produtos para escolher, deve mesmo se antecipar nas compras.
