Foto: Chuniti Kawamura/O Estado |
Área com 42 mil pessoas têm cerca de 30 mil metros quadrados. continua após a publicidade |
A localidade do Guarituba, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, vai passar por um processo de regularização. Atualmente 42 mil pessoas, do total de 92 mil habitantes do município, vivem na área de cerca de 30 mil metros quadrados que, em grande parte, é considerada de proteção ambiental. A intenção da Prefeitura não é apenas dar o título para quem é proprietário ou invasor, mas implantar medidas que visam oferecer infra-estrutura.
A procuradora-geral do município, Lígia Melo, ressalta que um levantamento preliminar já foi feito para identificar as situações mais críticas da região. Segundo ela, parte das pessoas que estão na área adquiriram legalmente os terrenos, e outras migraram do interior do Estado e de Curitiba. Uma das preocupações da Prefeitura, diz Lígia, é que a região concentra os rios Iraí, Piraquara e Itaqui, que são responsáveis pelo abastecimento de água da capital e região.
?Por isso consideramos que se trata de uma área de risco?, falou a procuradora. Ela acrescentou que além de retirar quem está na área de forma irregular e alocar em outra região, estão previstos projetos que passam pela habitação, saneamento e recuperação do solo. ?Tudo isso está sendo feito em parceria com o governo do Estado, pois Piraquara é um município pobre e carece de apoio, pois 95% da cidade está em área de proteção ambiental?, disse a procuradora, acrescentando que o projeto de revitalização do Guarituba deve demorar três anos.