De acordo com o quarto boletim de balneabilidade divulgado ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o número de pontos impróprios para banho no litoral do Estado subiu de 12 para 32, dentre os 48 analisados em 23 praias e quatro rios paranaenses.

continua após a publicidade

Para o IAP, o resultado negativo em relação ao último boletim se deve ao aumento do número de veranistas na última semana do ano. Veja abaixo quadro com os locais próprios e impróprios para banho.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, além do recorde de pessoas que passaram o réveillon no litoral, as chuvas do final de semana também contribuíram para o aumento do número de pontos impróprios para banho. Para ele, o principal problema ainda é a falta de capacidade de retenção de dejetos em locais onde não há rede coletora de esgoto.

“Uma fossa construída para uma casa onde moram cinco pessoas não tem capacidade para reter os dejetos de mais 15 pessoas que aparecem na temporada. Invariavelmente, isso acaba indo para o mar, já que não há outro caminho”, explica. Nesta temporada, o monitoramento da qualidade da água é feito pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar).

continua após a publicidade