Lixo vira peça de museu em Campo Largo

Da coleta seletiva de lixo da prefeitura de Curitiba são retirados livros e peças que formam o acervo da biblioteca e do museu que funcionam na Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR).

A Unidade é administrada pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba, no município metropolitano de Campo Magro. O local é visitado por cerca de 2.100 pessoas por mês.

Os materiais retirados do “lixo” servem de fonte para pesquisas aos filhos de funcionários da usina e estudantes de escolas públicas e particulares que visitam a Unidade.

Os visitantes também participam de atividades dentro do programa de educação ambiental. O espaço é utilizado para sensibilizar quanto à importância da reciclagem e da preservação dos recursos naturais.

No museu os visitantes encontram curiosidades, como: escafandros, dentaduras, óculos, vestidos de noiva, rádios e móveis de valor histórico, entre outros. Há também raridades, como, por exemplo, uma réplica de uma face em mármore de origem grega, que traz o selo de autenticidade do original que se encontra no Museu do Louvre, na França.

No local também são encontradas fotos antigas em preto e branco, peças em bronze e madeira, relógios, telefones, quadros, instrumentos bélicos e musicais, dinheiro e moedas antigas, capacetes militares oficiais, filmes super 8 e outros objetos.

A biblioteca conta com mais de 1.500 livros encontrados nas esteiras. Atende principalmente os filhos dos funcionários da usina que fazem no local as pesquisas escolares.

Serviço:
Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR)
Endereço: Estrada do Cerne, s/n. Km 21,5 – Campo Magro
Telefone: (41) 3677-1706