Pelo menos meia tonelada de lixo foi recolhida nesta quinta-feira (27) no lago do Parque Municipal Jaboti, em Apucarana, durante a realização de mais um mutirão de limpeza. O ato, promovido pelo menos uma vez a cada três meses, desta vez contou com uma novidade. Ao invés do lixo ser rapidamente levado embora, com monitoramento do Departamento de Vigilância Sanitária, ele foi acondicionado em sacos plásticos e ficará em exposição até o domingo no prolongamento da rua que passa sobre a barragem.
A atividade, uma promoção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) que marcou o Dia Mundial da Água (22 de março), tem como objetivo alertar os freqüentadores do parque para a importância da educação ambiental, gerando conscientização sobre as conseqüências ruins da incorreta destinação do lixo.
O mutirão foi feito na parte da manhã e durou cerca de uma hora e meia. O recolhimento do lixo (principalmente sacos plásticos, latas de cerveja e refrigerante, garrafas pet e até pneus) foi feito com barcos e ganchos. ?Este é mais um gesto importante de educação ambiental e um apelo que fazemos no sentido de mantermos o ?Jaboti? sempre limpo?, pediu João Batista Beltrame (Joba), secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo. Depois de participarem da limpeza do parque, os alunos das escolas estadual e particular visitaram ainda três nascentes no perímetro urbano.