As histórias e curiosidades, os personagens e os mais de 70 mil itens, alguns deles só encontrados lá, são o tema do livro Mercado Municipal de Curitiba, que o jornalista Eduardo Sganzerla lança no próximo sábado, às 11h, no próprio mercado.
A obra, com 148 páginas, toda ilustrada com fotos de Diego Singh e projeto gráfico de Sílvia Sganzerla e Marco Medeiros, procura mostrar justamente o que é o Mercado. As mil iguarias das lojas de delicatessen e vinhos, as preciosidades dos armazéns de secos e molhados, as frutas das estações, as verduras e cogumelos exóticos ofertados e as novidades dos restaurantes e bistrôs. ?Tento mostrar que, apesar da reforma e da modernização, o Mercado não perdeu seu propósito inicial. A modernização trouxe mais organização e higiene, mas não mudou o atendimento personalizado, o ambiente aconchegante. É uma ilha em meio a um mundo globalizado?, explicou o autor.
Eduardo revelou que o livro tem vários detalhes, já que, segundo ele, ?a grandeza do mercado está no detalhe, em cada loja, em cada iguaria?. Além dos milhares de produtos, muitos deles raríssimos, Sganzerla se preocupou em mostrar os personagens que construíram a história do mercado, como os freqüentadores assíduos e os comerciantes que estão lá desde a sua inauguração, em 1958. ?São histórias dignificantes, de comerciantes que cresceram com o mercado e que mantêm a clientela há três gerações?, comentou o autor, que para realizar o trabalho, além de pesquisar em jornais e documentos, entrevistou mais de 70 pessoas.