A Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal de Educação vai lançar hoje o primeiro de quatro livros que contam os 43 anos de história da rede municipal de ensino. O primeiro volume traz textos e fotos que contam a história e trajetória das escolas, dos professores e funcionários entre 1963 e 1982.
O projeto foi idealizado pela assessora de gabinete da secretaria de Educação Everly Marques Canto. A professora é funcionária municipal há 40 anos. Segundo ela, a importância do resgate é o lado humano. ?No coletivo ressalta-se a importância do indivíduo?, explicou.
O livro é baseado em fatos históricos e em depoimentos. As histórias contadas por professores e ex-alunos não entraram no livro, mas fazem parte do portal Cidade do Conhecimento, hospedado no site da Prefeitura.
E-book
Os casos curiosos que aconteceram nas escolas serão colocados em um e-book, que está sendo produzido pela professora Marialda Menegozzo. A idéia surgiu a partir dos e-books de poesias que a professora já tem publicados. ?São histórias interessantes, como o aluno que chorava toda vez que acabava a linha ou da escola mal-assombrada?, contou Marialda.