Atualmente, em todo o mundo, a água é considerada um bem escasso. Preocupados com a situação e conscientes do grande desperdício que acontece no Brasil, o professor do curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Roberto Fendrich, e o engenheiro civil Rogério Oliynik, resolveram traduzir para o português o livro Manual de Utilização das Águas Pluviais, originalmente publicado por um grupo de pesquisadores do Japão.
A obra, que trata da coleta, armazenamento, utilização e infiltração das águas das chuvas, deve ser lançada na próxima quinta-feira, às 19h30, no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Em 167 páginas, o livro apresenta cem maneiras práticas, que podem ser adotadas por todos, de aproveitar as águas pluviais. “Qualquer pessoa pode instalar, em casa ou em seu ambiente de trabalho, sistemas independentes de coleta e armazenamento das águas pluviais. A maioria deles é bastante simples e barata, gerando economia ao usuário”, afirma Roberto.
Entre os sistemas menos complexos demonstrados, estão os que utilizam lonas estendidas como reservatórios caseiros e os que permitem a coleta da água que escorre pelos telhados, através de um sistema de encanamento. A expectativa é de que, se todas as construções da cidade, entre residências, condomínios e estabelecimentos comerciais, passarem a contar com sistemas independentes de coleta e armazenamento, haveria um consumo total de água tratada entre 20% e 30% menor que o atual.
O professor esclarece que as águas pluviais não podem ser utilizadas para tudo. Elas são ideais, por exemplo, para a lavagem de carros, calçadas e floreiras. Entretanto, não devem ser bebidas, nem usadas no preparo de alimentos. “A água armazenada pode ser utilizada para fins não potáveis e em usos emergenciais, assegurando certa quantidade de água para apoio ao sistema de abastecimento público.”
O livro foi lançado em japonês no ano de 1994. Além do português, a obra está sendo traduzida para o inglês, espanhol, chinês, coreano e árabe.
Serviço
– Lançamento do livro Manual de Utilização das Água Pluviais. Data: 7/11/2002. Local: Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Endereço: Rua Emiliano Perneta, 174, centro de Curitiba. Mais informações: (41) 322-9129.