Um público formado por mais de dois milhões de pessoas esteve nas praias do Litoral do Paraná na virada do ano. A atuação da Polícia Militar, em ações preventivas, garantiu mais segurança aos veranistas e moradores. Nos sete municípios da região, 260 ocorrências foram atendidas e 12 pessoas encaminhadas a delegacias, além de uma arma de fogo apreendida.

continua após a publicidade

Também houve a lavratura de 38 Termos Circunstanciados e de 308 notificações de infração de trânsito. Os números compreendem o período entre a noite de sexta-feira (31) e a madrugada deste sábado (01/01).

“O público deste Réveillon superou inclusive o de 2019 e, sendo assim, nossa avaliação é que o Ano Novo foi relativamente tranquilo.  Consideramos que elas tiveram uma relativa conscientização e estão mais cuidadosas. Percebemos ainda que a maioria foi à orla somente para passar a virada e depois da queima de fogos grande parte foi para casa, contribuindo para um clima de ordem e tranquilidade”,  disse o subcomandante-Geral da PM, coronel Rui Noé Barroso.

+ Leia mais: Na trave! 19 apostas de Curitiba acertaram a Quina da Mega da Virada. Veja as lotéricas “pé quente”

continua após a publicidade

O relatório do setor de planejamento da PM pelo Verão Paraná Viva a Vida 2021/2022 aponta que as equipes policiais militares atenderam cinco situações de furtos, 13 de perturbação do sossego, 26 flagrantes de uso de drogas, além de oito atendimentos de violência doméstica. A PM também cumpriu 36 mandados de prisão durante o Réveillon.

O efetivo foi distribuído  em toda a orla, com módulos móveis em pontos estratégicos e reforçou o policiamento com viaturas, motocicletas e equipes hipomóveis, principalmente nas áreas com maior concentração de público. A Corporação aplicou um drone em Matinhos para auxiliar na coordenação do policiamento e acompanhar a movimentação do público que estava na praia.

continua após a publicidade

“Foi tranquilo se imaginarmos que Matinhos e Guaratuba estavam com público maior que nos últimos anos. Não tivemos ocorrências de vulto e não foi preciso usar policiamento de choque. Esperávamos um grande número de ocorrências, mas não tivemos nada grave”, explicou o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), tenente-coronel Renato Luiz Rodrigues Júnior.

Mais de 1,7 mil pessoas foram abordadas e 615 veículos vistoriados pelos policiais militares em todo o Litoral. O planejamento da Polícia Militar para o Ano Novo contou ainda com as ações de polícia comunitária. Somente no período do Réveillon, 1.475 pulseiras de identificação foram entregues para crianças nas cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Além dessa atividade, as equipes policiais prestaram 3.231 orientações de situações diversas às pessoas.

+ Leia também: Primeiro “curitibinha” de 2022 nasceu aos cinco segundos do novo ano

Nos locais onde havia trios elétricos, a PM readequou o fluxo de veículos para prevenir acidente de trânsito, principalmente atropelamentos. Neste Réveillon, a Corporação fez 615 abordagens a veículos, confeccionou 308 infrações e encaminhou três condutores por embriaguez ao volante. Também houve a recuperação de um veículo que possuía alerta de roubo/furto.

Show do Grupo Molejo arrastou multidão para Caiobá.

Matinhos

Mais de 600 mil pessoas passaram a virada de ano nas praias de Matinhos e aproveitaram a grande festa com três trios elétricos na Praia Brava, em Caiobá e no balneário Flórida. As equipes da PM atenderam 121 ocorrências, fizeram nove encaminhamentos e apreenderam uma arma de fogo neste município. Além disso, 333 pulseiras de identificação foram entregues às crianças.

Houve duas situações de destaque durante a operação da PM na cidade. A primeira ocorreu por volta de 21h30 de sexta-feira, quando uma equipe foi acionada para atender um caso de abandono de incapaz. Um menino, de 10 anos, foi amparado pelos policiais militares após ser constatado que o pai estava embriagado e a criança com fome. O menino relatou que o pai estava forçando-o a ficar na casa da mãe que seria usuária de drogas. A criança ficou aos cuidados do Conselho Tutelar e o homem acabou encaminhado à delegacia.

+ Veja mais: Anvisa recomenda suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro

Já na madrugada de sábado, os policiais militares que estavam no policiamento do Réveillon próximo à avenida Londrina foram chamados por conta de uma briga de casal. Ao abordar o rapaz, a equipe encontrou um revólver, de calibre 38, com quatro munições intactas e duas deflagradas. Diante do flagrante de porte ilegal de arma, ele foi preso e entregue à delegacia.

Foto: Sesp

Guaratuba

A Polícia Militar reforçou o policiamento ostensivo e preventivo em toda a cidade e acompanhou os festejos de cerca de 1 milhão de pessoas que estiveram na praia neste Réveillon e apreciaram a queima de fogos que ocorreu no Morro do Cristo e em Coroados. Os trabalhos da PM possibilitaram uma virada de ano sem ocorrências graves. O relatório da Corporação aponta que 36 ocorrências foram atendidas, duas pessoas encaminhadas e 735 pulseiras de identificação entregues às crianças.

Pontal do Paraná

A chegada de 2022 em Pontal do Paraná foi marcante para as cerca de 400 mil pessoas que acompanharam a queima de fogos e as festas nos balneários de Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangrilá e Pontal do Sul. A atuação da PM durante a virada de ano resultou em 46 ocorrências atendidas e uma prisão, além de 407 pulseirinhas de identificação entregues.

Em Paranaguá, Morretes, Antonina e Ilha do Mel, cerca de 20 mil pessoas participaram das festas para a chegada de 2022. Já em Guaraqueçaba, o público foi de cerca de 3 mil pessoas. A PM também esteve presente nestes municípios com reforço de policiamento ostensivo nos pontos com maior concentração de pessoas.