Reforço na saúde

Litoral ganha reforço médico durante a temporada de verão

Nesta temporada de verão, o Governo do Paraná reforçou o atendimento em hospitais e prontos-socorros do Litoral. A retaguarda organizada inclui a contratação de 6,4 mil plantões extras de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além da ampliação do sistema de resgate e transporte médico com mais sete ambulâncias e um helicóptero.

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, explica que o reforço é necessário, pois os serviços de saúde do Litoral não teriam condições de atender a demanda que cresce durante o verão. “Nosso litoral recebe cerca de dois milhões de pessoas ao longo de toda a temporada. Com isso, a tendência é que o número de emergências aumente e temos que estar preparados para atender a todos”, afirmou.

Nesta Operação Verão, o Estado deslocou seis ambulâncias ao litoral para apoiar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). São cinco ambulâncias de remoção e duas UTIs móvel. Em um mês, as viaturas realizaram 202 transportes de pacientes. Além disso, o helicóptero do Estado também já atendeu 42 pessoas, sendo três vítimas de acidentes de trânsito e nove de afogamentos.

Segundo o secretário estadual da saúde, o reforço nos serviços de saúde e no sistema de resgate continua até o Carnaval. “Com a experiência de outras temporadas, concentramos mais plantões extras nos finais de semana e feriados. Por isso, montamos uma estrutura ainda maior para o carnaval”, informou Caputo Neto.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna