A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) divulgou ontem o primeiro boletim de balneabilidade do litoral paranaense desta temporada. A novidade deste ano foi a criação de uma categoria intermediária de locais que só se tornam impróprios quando há chuvas.
Dos 49 pontos fiscalizados, apenas três foram considerados impróprios e 46 apresentaram condições para banho. Destes, 22 pontos estão liberados e 24 serão sinalizados com bandeiras amarelas e contra-indicados por um período de 24 horas após as chuvas.
“Estamos satisfeitos em ver que nossos esforços, como limpeza de 125 quilômetros de canais e rios e fiscalização da ligação de esgoto, resultaram nesta marca. A Operação Verão do governo do Estado começou muito bem neste quesito”, comemora o secretário Jorge Augusto Callado Afonso.
O município de Pontal do Paraná foi o que apresentou a melhor qualidade da água. Dos nove pontos monitorados, todos estão próprios para banho. Na Ilha do Mel, dos seis pontos vistoriados, quatro estão próprios e dois aptos em condições normais de clima.
Os três locais impróprios são na Ponta da Pita, em Antonina, no mercado dos pescadores, em Matinhos, e nas Caieiras, em Guaratuba, que foi a cidade com menos pontos próprios: apenas dois.
“Apesar das condições negativas nesta análise, não significa que esses três locais irão permanecer assim até o final da temporada. Dá para reverter”, afirma o secretário.