O terceiro boletim de balneabilidade da temporada, divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), indica estabilidade na quantidade de pontos impróprios para banho no litoral do Paraná: 21, o que corresponde a 42,8% dos 49 locais monitorados na região.
De acordo com o IAP, o aumento de turistas e as chuvas que ocorreram durante o feriado de Ano Novo, quando as amostras foram coletadas, explicam a qualidade da água no litoral. Dos 98 quilômetros de extensão da orla paranaense, seis foram considerados impróprios para banho. Já no interior do Estado (Costa Oeste, Norte e Norte Pioneiro), todos os 19 pontos fiscalizados permanecem próprios para os banhistas. O IAP avalia a qualidade da água no mar, rios, córregos e represas do Paraná.
O monitoramento feito durante a Operação Verão Paraná 2011/2012 visa apontar os pontos mais críticos e que merecem mais atenção das autoridades. O objetivo é desenvolver programas para melhorar a qualidade da água nas praias nas próximas temporadas.
Na próxima semana os boletins voltam a ser divulgados todas às quintas-feiras.