Os comerciantes do litoral paranaense estão em festa. Com recorde de ocupação, políticas públicas que possibilitaram a estruturação de novas opções turísticas e uma ajudinha do clima, empresários ligados ao setor comemoram um aumento de cerca de 40% no movimento local em relação ao mesmo período da temporada passada. ?Ninguém esperava um incremento tão grande no movimento. A melhor das nossas expectativas apontava para uma melhora de 10%?, revela o presidente da Associação Comercial de Pontal do Paraná, Paulo Rogério Perciak.
Segundo um levantamento das associações comerciais de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, o número de pessoas que estiveram até ontem no litoral do Paraná, contabilizando os habitantes permanentes – hoje em torno de 280 mil – chegou a quase 1,5 milhão de pessoas, e não foi maior por causa da chuva, que caiu no último dia do ano. ?Mas isso foi providencial para acalmar os ânimos e evitar transtornos de falta de vagas?, diz o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos, Carlos Dalberto Freire.
De acordo com Freire, a taxa de ocupação no município foi de 100%. ?O pessoal chegava e não tinha mais lugar vago na cidade. Com isso acabamos nos tornando a segunda cidade do Estado em população, com cerca de 600 mil pessoas?, comemora. Já Perciak diz que Pontal, com os preços mais baixos do mercado imobiliário do litoral, também teve lotação máxima.
Já Maurício Lenzi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Guaratuba, lembra que o feriado de ano novo caindo num fim de semana foi um dos fatores de atração do turista, destacando também o crescimento do que classificou de ?turista de melhor padrão?. ?O grande fluxo de carros de passeio prova que Guaratuba recebeu mais gente com condição de gastar, o que para o comércio sempre é melhor?, diz.
Diversos programas da iniciativa privada e dos governos estadual e municipais foram citados pelos empresários para explicar a maior atração que o litoral está tendo neste início de temporada. ?Mas o mais relevante disso tudo é o esforço conjunto que todos os municípios do litoral estão realizando para criar produtos turísticos na região?, diz Perciak.
Freire citou como outro importante fator de atração a ?sensível melhora na segurança do litoral?. ?Até o ano passado era comum vermos muita baderna nas ruas, gente andando com o som do carro num volume muito alto e até bagunça no trânsito. Mas as polícias Militar e Civil estão fazendo um ótimo trabalho, que diminuiu muito essas coisas, e por isso as famílias estão voltando ao litoral?, avalia.
Segundo a avaliação das associações, se o gasto médio calculado nos dias de pico e nos de meio de semana até agora for mantido, deve circular no comércio litorâneo uma cifra quase bilionária até o fim da temporada. ?São 11 finais de semana que poderão ser bem trabalhados. Isso sem falar no Carnaval, que deverá registrar um outra explosão de gente?, afirma o presidente do Sindilitoral, José Carlos Chicarelli.