O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta sexta-feira (03) o terceiro boletim de balneabilidade do litoral paranaense. Segundo o relatório, dos 90 quilômetros de costa, apenas 400 metros estão impróprios para o banho. O levantamento anterior, veiculado no último dia 27, apontava que 800 metros não poderiam ser usados pelos banhistas.
Para o IAP, a redução se deve à manutenção nos pontos afetados por bactérias e também as chuvas que caíram que sobre a região nos últimos dias. “A chuva é um fator que contribui para maior contaminação de águas pluviais e consequentemente de rios e canais que chegam ao mar, devido ao arraste de esgoto proveniente de sistemas de tratamento primário como fossas sépticas alterando a balneabilidade. Como as chuvas não foram intensas nesse fim de semana no litoral, a qualidade da água se manteve”, explicou Ivonete Chaves, diretora de monitoramento ambiental e controle da poluição do IAP.
De acordo com o estudo, os pontos que não apresentam condições para banho são a praia de Caeiras, em Guaratuba, e Ponta da Pita, Morretes. Ambos os locais já haviam sido monitorados anteriormente e notificados como impróprios para o uso.