Duas ou três vezes por mês, moradores do Conjunto Residencial Áquila, no Atuba, em Pinhais, recebem água suja, parecida com lodo, da torneira da rua. Isso há mais de um ano.
Esta semana, a autônoma Bernadete Lopes, 60 anos, moradora da Rua Reinaldo Ribas há 32, pôs a roupa na máquina e saiu com a neta. Quando voltaram, a menina foi escovar os dentes e notou que a água estava escura. Na lavadora de roupas, a dona de casa se deparou com a água marrom. Ela encheu baldes e guardou o casaco do marido, que ficou encardido, para mostrar ao Paraná Online que é impossível fazer o serviço doméstico.
Sempre que isso ocorre, Bernadete chama a Sanepar. “É um transtorno. Eles sempre vêm, limpam a caixa d’água, mas não resolve. Um chefe veio aqui em casa, disse que poderia ser sujeira no encanamento, mas também não adiantou. Já levaram minhas toalhas brancas para lavar, não deu jeito. A minha preocupação é alguém tomar essa água e pegar uma infecção, uma bactéria”, desabafa a moradora. Ela compra galão de água mineral de 20 litros toda semana para a família beber.
Crosta
Vizinha de Bernadete, a dona de casa Jussemara das Graças Vieira, 51, conta que, na última vez que veio água suja, teve que jogar no lixo algumas roupas íntimas, de tão encardidas. As torneiras e os chuveiros da residência já foram desentupidos algumas vezes. “Parece que tem gordura e terra na água, forma uma crosta quando seca. Meu marido trabalha na Sanepar, conhece os procedimentos, mas não faz ideia do que vem acontecendo”, relata.
Uma adutora termina na Rua Reinaldo Ribas e as residências afetadas são as primeiras da rua.
Sanepar investiga
O coordenador de manutenção da Sanepar, Jonas da Silva, informou que sabe do histórico do problema enfrentado por Bernadete e seus vizinhos, e que será analisada a rede de distribuição de água para a região do Atuba para tentar localizar alguma alteração.
Jonas comentou que isso pode acontecer por diversos motivos, como perfuração ou desprendimento na rede de abastecimento.
Se houver qualquer anormalidade no recebimento de água, a Sanepar pode acionada pelos sites www.sanepar.com .br ou www.ouvidoria.sane par.com .br e pelos telefones 115 e 0800-200-0115 (atendimento 24 horas).