Linha Verde terá pistas de acesso a bairros e ao comércio

Moradores e comerciantes do entorno da antiga BR 116, no trecho entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico, serão beneficiados com a construção, na avenida Linha Verde, das chamadas pistas locais, de acesso aos bairros e ao comércio da região. Em vários trechos já é possível perceber as novas pistas locais, em boa parte contando com pavimentação e meio-fio.

Até o fim de setembro, por exemplo, deverá estar liberada ao trânsito a pista local entre a avenida Santa Bernadethe, no bairro Fanny, e a rua João Soares Barcelos, no Hauer, um trecho de 600 metros ao longo do qual está sendo implantada a galeria celular que vai receber e escoar toda a água pluvial deste trecho da BR.

Com esta galeria, que faz parte do novo sistema de drenagem da antiga BR, os motoristas ficarão livres de água acumulada na pista em dias de chuva, e moradores e comerciantes não sofrerão mais com enchentes, comuns na região. Pistas locais, em macadame ou já com pavimentação, também podem ser vistas no Pinheirinho e no Capão Raso.

Primeiras a ficar prontas, as pistas locais vão absorver o tráfego da rodovia quando as obras começarem a ser feitas no leito da BR, onde vão ficar as vias centrais da Linha Verde. Um dos diferenciais da construção da avenida é que ela está sendo feita sem o bloqueio total do trânsito por onde passam, por dia, cerca de 45 mil veículos.

As obras estão sendo feitas em um ritmo veloz de trabalho. A implantação da galeria celular, por exemplo, exigiria, normalmente, quatro meses de trabalho, mas está ficando pronta em apenas dois meses, numa velocidade de obra acima do normal. Isso vem sendo possível porque o trabalho, em todo o trecho, é feito de domingo a domingo.

Terraplenagem, limpeza, pavimentação, meio-fio, muro de arrimo e implantação do novo sistema de drenagem estão sendo feitas nas vias marginais da antiga BR 116 em todo o trecho entre os bairros Pinheirinho e Hauer.

Duas novas ruas, que estão sendo abertas na Linha Verde, também já começam a tomar forma. As obras do prolongamento da Anne Frank, uma das mais importantes ruas dos bairros Hauer e Boqueirão, já atravessaram o rio Vila Guaíra, onde a rua terminava, e estão sendo feitas dos dois lados da antiga BR. A Anne Frank, que terminava no Hauer, agora vai chegar ao Prado Velho, do outro lado da rodovia, funcionando como um novo e importante caminho de escoamento do trânsito desta região da cidade em direção ao centro.

Um pouco mais adiante, no Capão Raso, a extensão da rua João Rodrigues Pinheiro, ao lado do Terminal Pinheirinho, já está sendo preparada para receber as primeiras camadas de pavimentação. A nova rua terá 600 metros de extensão e será exclusiva para ônibus, ligando o Terminal Pinheirinho à Linha Verde. O novo trecho terá pavimentação em concreto e paisagismo, iluminação e calçadas no mesmo padrão da nova avenida.

A Linha Verde terá dez faixas de tráfego – canaletas do transporte coletivo, pistas de trânsito rápido e pistas locais, de acesso ao comércio e aos bairros da região, além de faixas de estacionamento. Oito estações de embarque e desembarque serão construídas neste trecho, facilitando a integração de linhas alimentadoras que cruzam a BR e garantindo a travessia segura de veículos e pedestres.

A Linha Verde também terá ciclovia, faixas de vegetação nativa, parque linear e quatro pontos de travessia segura de veículos e pedestres. A transposição da avenida será feita a partir de ruas que estão sendo revitalizadas e que vão ligar os bairros separados pela BR.

A obra, um investimento de R$ 121 milhões, faz parte do Programa de Transporte Urbano da Prefeitura de Curitiba, parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo