Motoristas que passam pela antiga BR 116 poderiam ? não fossem placas informando que ali está sendo construída uma avenida urbana ? se surpreender ao encontrar, na rodovia, trechos de ciclovia, calçadas, passeios, canteiros de grama, pistas com três faixas de tráfego, meio fios e pavimentação nova. É que a BR, testemunham operários e moradores do entorno, está cada dia menos parecida com uma rodovia.

continua após a publicidade

"Isto aqui já mudou muito", afirma Isidoro Dubick, ciclista e vidraceiro aposentado, enquanto acompanha, no Capão Raso, a pavimentação dos primeiros trechos da ciclovia da Linha Verde, a avenida que a Prefeitura está construindo na antiga BR 116.

"Antes eu costumava ir até Almirante Tamandaré e Quatro Barras de bicicleta, mas depois foi ficando impossível, porque o trânsito foi ficando muito pesado. Agora, pelo menos, teremos um bom trecho de ciclovia para andar com segurança nesta região", diz ele.

A ciclovia da Linha Verde terá seis quilômetros de extensão e largura média de 2,5 metros, considerada excelente por Isidoro que diariamente passa de bicicleta pelo meio das obras, no bairro Fanny.

continua após a publicidade